Guarulhos, a segunda maior cidade do estado de São Paulo, ainda está atolada em problemas do século passado. A cada eleição, a cada troca de mandatos, a cada ano que passa a população guarulhense vê a repetição das mesmas práticas na política municipal, como a avalanche de faixas de políticos penduradas nos postes, a limpeza das praças e o asfaltamento das mesmas ruas de sempre somente às vésperas das eleições. Enquanto os persistentes esgotos a céu aberto, déficit habitacional, transporte público precário, seguem firmes – e fortes.

De olho nisso, um grupo de jovens guarulhenses idealizou o programa “Guarulhos, a Cidade Progresso do Século XXI”, com o objetivo de qualificar o debate político e adequar a administração pública do município à realidade dos anos 2020. “Guarulhos jamais atingirá o patamar das cidades tecnológicas que vemos nos países desenvolvidos enquanto seguir reproduzindo as mesmas velhas e arcaicas práticas políticas. Precisamos de mais qualidade no debate político e de mais competência na execução do trabalho municipal.” – diz Henrique Domingues, coordenador político do projeto.

O projeto é composto por jovens das mais variadas áreas de atuação: empreendedores, jovens famílias, trabalhadores, urbanistas, servidores, estudantes, artistas, acadêmicos, professores e professoras, homens e mulheres de todas as cores, raças, credos e gêneros. Trata-se de um programa idealizado por ativistas conectados às grandes inovações e iniciativas de desenvolvimento em nível internacional. “Já passou da hora de Guarulhos retomar o protagonismo econômico. Temos potencial para ser referência mundial em diversas áreas, mas parece que falta vontade política da elite dirigente da cidade.” – afirma Domingues.

COMBATE AOS PRIVILÉGIOS

A “Cidade Progresso do Século XXI” deve ser uma cidade sem privilégios, administrada com justiça e igualdade. A classe política de Guarulhos goza de altíssimos salários para governar em benefício próprio enquanto o povo trabalhador sofre com estruturas precárias em todas as esferas da administração pública. “Pesquisamos e descobrimos que o salário do prefeito é mais de 25 mil reais, já o de secretários e vereadores passa de 15 mil. Com um reajuste sóbrio no salário desses e de outros agentes políticos, é possível economizar mais de 120 milhões de reais para o SUS, por exemplo.” – aponta Ana Luiza, empreendedora na região dos Pimentas e apoiadora do projeto.

EMPREGO E RENDA

A geração de empregos e o aumento da renda média da população, bem como a defesa dos direitos trabalhistas, ocupam com centralidade a agenda do projeto. Como principais impulsionadores dessa meta, a cidade progresso defende o Parque Industrial Tecnológico da região do Cumbica, e a criação de um programa de estímulo às startups e empreendimentos periféricos. “Precisamos de políticas públicas que atendam a necessidade de jovens mães. Uma jovem mãe guarulhense precisa ter apoio não só para ter acesso a oportunidades de emprego, mas também garantias de que terá um local seguro e em período integral para deixar seus filhos durante o trabalho.” – Ressalta Thaís Couto, coordenadora organizacional do projeto

EDUCAÇÃO E PASSE LIVRE ESTUDANTIL

Os organizadores do projeto têm longa história de luta em defesa da educação. Conquistaram destaque nacional durante a caçada aos ladrões de merenda com a ocupação da ALESP e a CPI da merenda, em 2016. Em Guarulhos os resultados da luta se materializam no Parque Cecap, com a nova sede da FATEC e da ETEC e também no passe livre para estudantes de até 17 anos. “O nosso grande desafio é romper a barreira etária do passe livre estudantil em Guarulhos para garantir o benefício também aos estudantes universitários e demais estudantes maiores de 17 anos. Garantir o transporte dos estudantes é combater a evasão escolar.” – diz Elias Cardoso, estudante de GPI da FATEC Guarulhos e coordenador do projeto.

INFRAESTRUTURA, TECNOLOGIA E INTERNET PARA TODOS

A grande obsessão é solucionar os problemas históricos de infraestrutura. Esgotos a céu aberto, sistema viário e rede de telecomunicações possuem realidades vergonhosas para a cidade que é sede do maior aeroporto da América do Sul. Com habilidade e capacidade de articulação podemos tornar Guarulhos cidade-piloto para a implementação da internet 5G no Brasil, a única tecnologia capaz de levar internet gratuita para todos. “O pouco investimento no desenvolvimento urbano da cidade de Guarulhos limita o potencial de crescimento. Temos uma cidade com grandes e visíveis possibilidades, mas o descaso dificulta o progresso.” – Afirma Conrado Silva, diretor do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo e coordenador urbanista do projeto.

PRÉ-CANDIDATURA AO LEGISLATIVO

Percebe-se que “Guarulhos, a Cidade Progresso do Século XXI” é um projeto que vai muito além da disputa política a cada 4 anos. Se trata de um pacto geracional que busca pautar uma cidade tecnológica, humana e verdadeiramente democrática. O projeto que é coletivo e já se estrutura há mais de dois anos pelas ruas de Guarulhos indica Henrique Domingues, que possui grande experiência de liderança e de articulação legislativa, para a disputa eleitoral. “Nossa candidatura é coletiva, assim como um time de futebol é coletivo. Para que o time de futebol seja bem sucedido cada jogador deve cumprir sua função em campo. E para essa partida escalaremos Henrique para a posição de candidato, com todo o apoio e respaldo da coletividade que dirige o projeto.” – esclarece Leo Argollo, coordenador geral da campanha.

Henrique Domingues tem 30 anos, é gestor de logística aeroportuária pela FATEC Guarulhos. Foi presidente da AAA FATEC GRU (Associação Atlética Acadêmica), do DCE FATEC (Diretório Central dos Estudantes) e secretário executivo da OCLAE (Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes). Atualmente é agente sindical do Sindicato dos Comerciários de Guarulhos e executivo do Fórum Internacional dos Municípios BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O sucesso do projeto depende da mobilização e do apoio do povo guarulhense. Seja um apoiador e nos ajude a transformar Guarulhos na cidade progresso do século XXI! Clique aqui, assine agora a ficha de apoio ao programa Cidade Progresso e fique por dentro das novidades.