Em nome da bancada feminista, Carina Vitral e Nayara Souza participaram na manhã desta terça-feira (28) de audiência pública da Câmara Municipal de São Paulo para discutir a volta às aulas. A sessão, semipresencial, foi conjunta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Em pauta, o projeto de lei 452/2020, da prefeitura, que estabelece medidas para retorno às aulas presenciais nas escolas do município.

Na presença do secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, e do presidente da CCJ, João Jorge, falando em nome da bancada que ela representa, Carina realçou o posicionamento contrário ao retorno às aulas presenciais diante do cenário de 208 mil casos de covid-19 e mais de 9 mil mortes no município. A quantidade diária de óbitos no país está em torno de mil, sendo que no território nacional existem mais de 2,4 milhões de casos diagnosticados e mais de 87 mil óbitos.

A líder feminista realçou que, “Não há nenhum indício de que a abertura das escolas, neste momento, seja uma decisão segura. O poder público precisa enfrentar esse drama do vírus oferecendo alternativa segura para crianças e educadoras, educadores e comunidade escolar. Precisamos lutar até as últimas consequências para evitar que ocorram mais mortes, em especial nas regiões mais vulneráveis da nossa cidade”. Ela entende que, na ausência de vacina, a pauta da sociedade deve ser a preservação da saúde dos alunos, das famílias, das professoras, dos professores, dos trabalhadores do quadro de apoio e demais profissionais da educação. “Há risco de as escolas se tornarem foco da doença”.

Carina aproveitou para fazer a entrega simbólica, ao presidente da CCJ, da petição ESCOLA SEM COVID que a bancada lançou questionando a discussão precipitada e a forma como o governo do Estado de São Paulo e a prefeitura paulistana vêm conduzindo as medidas sobre o retorno às aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino, sem participação da comunidade e sem garantia de controle da pandemia. O abaixo-assinado já conta com mais de 5 mil assinaturas online, e pode ser subscrito neste link: https://m.bancadafeministasp.com.br/educacao-sem-covid.

“Como assegurar o uso de máscaras e álcool em gel por bebês, crianças e adolescentes? Como manter o distanciamento no ensino infantil, sendo que educadores precisam ter contato físico com crianças e bebês? Como garantir segurança para os educadores que já ficaram sobrecarregados com o ensino remoto e agora serão expostos a uma situação sanitária precária?” são perguntas que o texto faz às autoridades, diante do cenário que aponta número de contágios e de mortes crescente no país.

A bancada feminista que disputa vaga de vereadora na Capital pelo PCdoB é formada por Carina Vitral, estudante de Economia na PUC-SP, presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS) e ex-presidente da UNE; Claudia Rodrigues, presidente da União Brasileira de Mulheres na cidade de São Paulo; Camilla Lima, professora da rede estadual no Capão Redondo e articuladora cultural na Zona Sul; e Nayara Souza, estudante de Publicidade e Propaganda na PUC-SP, ex-presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) e atual dirigente da UJS no estado de São Paulo.
https://bancadafeministasp.com.br/

Por Sueli Scutti