A menos de 170 dias das eleições municipais de 4 de outubro, um desafio se impõe para o PCdoB São Paulo e para o conjunto da militância. Diante da quarentena imposta pela epidemia do novo coronavírus, como divulgar e impulsionar as pré-campanhas de Orlando Silva à prefeitura e de nossos 103 pré-candidatos a vereador?

Nas últimas eleições, a etapa de pré-campanha se tornou ainda mais decisiva. É um período mais longo – bem mais – que o da campanha propriamente dita. Apesar de ter restrições, serve para planejar a pré-candidatura e organizar o “comando de campanha”, além de estudar, debater e anunciar propostas. Com uma boa pré-campanha, é possível atrair apoios e consolidar o projeto eleitoral.

Uma das missões mais importantes dessa fase é a comunicação. Desde a pré-campanha, a divulgação/promoção da pré-candidatura deve ser a mais profissional possível. O pré-candidato já deve trabalhar na “identidade” da campanha, respeitando rigorosamente a legislação eleitoral. É hora, por exemplo, de “bater o martelo” na foto, no slogan e no logotipo da pré-candidatura. Cuidar desde já da imagem pública é uma regra para quem vai concorrer à Câmara Municipal.

Explorar ao máximo as redes sociais

Como a pré-campanha de 2020 é marcada pelo distanciamento social – necessário para prevenir e combater o avanço da Covid-19 –, atividades como reuniões presenciais, panfletagens e manifestações de rua se tornaram inviáveis. Enquanto houver coronavírus e quarentena, pré-candidatura nenhuma pode “tomar as ruas”. Por isso, é preciso explorar ao máximo formas alternativas, sobretudo a internet e as redes sociais – que nunca foram tão importantes numa eleição.

Fora das ruas, os pré-candidatos devem “invadir” as redes. Como? Criando contas e páginas próprias, interagindo com as pessoas, postando opiniões e propostas com regularidade, promovendo reuniões por videoconferência, participando de lives (transmissões ao vivo) no Facebook e no Instagram, etc. A pré-campanha nas redes pode – e deve – fortalecer o pré-candidato, contribuindo para que ele “entre no jogo” e chegue com força à reta final da disputa.

Vale lembrar que o período oficial de campanha é mais curto, de apenas 50 dias – de 16 de agosto a 4 de outubro. Será a fase em que os candidatos – já com registro formal e número – vão pedir voto explicitamente, participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, cumprir uma agenda mais intensa e, acima de tudo, “massificar” a campanha. Além de multiplicar sua visibilidade nessa etapa, o candidato tem o dever de “amarrar” o voto.

Sete propostas

A Secretaria de Comunicação do PCdoB São Paulo, em parceria com a Comissão Municipal de Comunicação do Partido, lançou um plano com sete propostas para impulsionar as pré-candidaturas comunistas à Câmara dos Vereadores. Cada ação deve ser acertada, exclusivamente, pelo pré-candidato (ou por quem ele indicar).

Veja abaixo as sete propostas da Secretaria de Comunicação para os pré-candidatos do PCdoB. Para conhecer em detalhes cada uma delas, entre em contato com André Cintra [(11) 98399-9250] ou Anderson Guahy [(11) 98313-1013].

1) Oficina de redes sociais
– Em 14 de março, no Encontro Eleitoral do PCdoB São Paulo, o jornalista Gustavo Alves, editor nacional de Redes do PCdoB, fez uma exposição sobre o uso das redes sociais na pré-campanha e na campanha eleitoral. Clique aqui para baixar a apresentação de Gustavo.

2) Kit eleitoral
– Também no Encontro Eleitoral, o PCdoB São Paulo entregou kits especiais para as pré-candidaturas. Além de receberem materiais sobre o PCdoB, as novas regras eleitorais e propostas de campanha, os pré-candidatos ganharam logotipos próprios e tiraram fotos profissionais. Clique aqui para baixar o e-book “O que Pode e o que não Pode na Pré-Campanha”. Para informações sobre logotipo e foto, entre em contato, por WhatsApp, com André Cintra [(11) 98399-9250].

3) Tutorial para as redes sociais
– O PCdoB elaborou um tutorial sobre o uso das redes sociais na pré-campanha e na campanha eleitoral. Os quatro primeiros vídeos já estão disponíveis para os pré-candidatos. Para ter acesso ao tutorial, entre em contato, por WhatsApp, com André Cintra [(11) 98399-9250]. Um vídeo específico, voltado à pré-campanha em São Paulo, será lançado entre maio e junho.

4) Compartilhamento
– Para alcançar mais audiência, artigos e vídeos de pré-candidatos – inclusive as lives – podem ser compartilhados nas redes sociais do PCdoB e do Portal Vermelho, desde que tenham temas de interesse mais geral. O uso desse recurso deve ser previamente combinado com a Comissão de Comunicação do PCdoB. Entre os assuntos que podem ser compartilhados, destacam-se as denúncias contra o governo Jair Bolsonaro, as ações de combate ao coronavírus, as lutas dos trabalhadores e das comunidades para enfrentar a crise, além dos desafios atuais da Cidade de São Paulo.

5) Perfis dos pré-candidatos
– Entre abril e maio, nossos pré-candidatos a vereador – se assim o desejarem – serão retratados em perfis jornalísticos. A produção das matérias está a cargo da Comissão de Comunicação do PCdoB São Paulo. Os conteúdos serão divulgados em páginas do PCdoB e nas redes sociais.

6) Aplicativo para WhatsApp
– O PCdoB São Paulo dispõe de um aplicativo que facilita o uso do WhatsApp e pode alavancar as pré-campanhas. Seu uso exige um treinamento de cerca de 20 minutos. Para ter acesso à ferramenta, entre em contato entre, por WhatsApp, com André Cintra [(11) 98399-9250].

7) Distribuição de conteúdos
– A Comissão de Comunicação criará um grupo do WhatsApp para distribuir informações relevantes para os pré-candidatos. Além disso, daremos dicas de conteúdos que podem ser compartilhados ou comentados nas redes sociais. Apensas os administradores do grupo poderão postar mensagens e conteúdos.