Os comunistas que vão concorrer a prefeito ou a vereador, nas eleições 2020, já podem fazer pré-campanha, planejando os trabalhos, articulando apoios e divulgando a pré-candidatura. Mesmo com as medidas restritivas adotadas para combater o coronavírus, o calendário eleitoral, por ora, está mantido. Assim, para ajudar dirigentes partidários e pré-candidatos a movimentarem a pré-campanha durante o período de distanciamento social, a Comissão Política do PCdoB/SP divulga 11 orientações. Confira.

ORIENTAÇÕES PARA A PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL

Em função da pandemia e da correta medida de distanciamento social, a atual fase da disputa eleitoral tem contornos especiais que dificultam a pré-campanha. No entanto, precisamos, mesmo com os limites existentes, atuar neste período. Seguem orientações para a atual etapa de nosso trabalho eleitoral:

1. Manter ativo e coeso os fóruns do Partido como elemento crucial de orientação e unificação política;
  1. Participar ativamente do debate de medidas e ações de combate à pandemia e à crise econômica no âmbito dos municípios;
  1. Criar e incentivar atividades de solidariedade com nosso povo;
  1. Construir comandos de campanha com reuniões virtuais regulares visando planejamento/ação das candidaturas;
  1. Iniciar planejamento material da campanha. Analisar a possibilidade de organizar a vaquinha virtual, permitida pela legislação a partir de maio, para divulgação nas redes sociais e outras ações de pré-campanha;
  1. Construir rede de contato com principais apoiadores e manter contato permanente;
  1. Fazer uso intenso das redes sociais para falar com o público mais amplo de maneira permanente e planejada; buscar caminhos mais efetivos para rompermos as bolhas e atingirmos outros setores sociais;
  1. Procurar ocupar espaço nas mídias tradicionais, através de artigos, entrevistas, cartas;
  1. Incentivar os candidatos e seus comandos de campanha a buscarem aprofundar a formação política e o conhecimento da realidade dos municípios. O Partido lançou um conjunto de vídeos sobre temáticas das eleições municipais, além de cursos gerais;
  1. Tomar todas as providências possíveis acerca da documentação necessária para registro das candidaturas;
  1. Nos municípios em que temos candidatura própria a prefeito, seguir com encontros virtuais no sentido de avançar na elaboração do programa da candidatura.

Até o momento, o calendário eleitoral está mantido. Assim, devemos atuar em conformidade com as regras.

São Paulo, 13 de abril de 2020

A Comissão Política do PCdoB/SP