Nota do Comitê Estadual do PCdoB de São Paulo

O Comitê Estadual do PCdoB em São Paulo lamenta a morte de Haroldo Lima, membro do Comitê Central do Partido, ex-deputado constituinte, lutador das causas do povo, defensor da democracia e da soberania nacional.

O que não conseguiu a Ditadura Militar (eliminar um dos mais destacados líderes da resistência democrática, patriótica e popular), o fez um vírus – que, por conta da omissão e da irresponsabilidade de um presidente inimigo do Brasil e de seu povo, não para de fazer vítimas.

Haroldo pertence à galeria dos imprescindíveis, daqueles que lutam toda uma vida por uma causa que, sabem, será vitoriosa porque necessária. Haroldo era não somente um defensor do socialismo como porto irrecusável dos povos, era um seu cultivador – nos escritos elegantes com que nos brindava; nas ações políticas que executava com maestria e sagacidade; na postura inigualável de dirigente comunista; na solidariedade militante que praticava diuturnamente; na gentileza no trato pessoal, característica saliente de sua personalidade.

Onde esteve, Haroldo deixou sua marca de competência, capacidade intelectual, criatividade, combatividade e justeza de posições. Foi líder da Ação Popular, membro do Comitê Central do PCdoB, deputado federal, líder da bancada comunista na Constituinte, Diretor da Agência Nacional do Petróleo, para citar algumas tarefas que cumpriu com brilho.

O povo brasileiro perde um de seus gigantes. O PCdoB, um de seus quadros mais queridos. Justo no momento em que o Brasil mais dele precisa – momento em que a Nação é vítima de um governo genocida, traidor da Pátria, inimigo da liberdade, carrasco dos trabalhadores.

Mas, como sempre, saberemos honrar a memória de nossos maiores. O nome de Haroldo Lima será legenda nesta gesta em que muitos se empenham em favor da união de variadas forças políticas e sociais em torno de uma Frente Ampla em Defesa da Democracia, do Brasil e dos Direitos de sua gente.

Nós, o povo, venceremos, e, conosco, Haroldo Lima – brasileiro e comunista; querido de muitos; respeitado por todos.

24 de março de 2021

Comitê Estadual do PCdoB-SP