O PCdoB no estado de São Paulo, lançou essa semana uma intensa campanha em defesa da vacina para todos os brasileiros! Através de manifesto aprovado pela comissão política estadual, o objetivo é recolher apoio de entidades, partidos e personalidades para essa luta, entendendo ela como prioritária para esse momento. Baixe o manifesto AQUI e faça parte dessa campanha!

Segue na íntegra o manifesto:

Compra as Vacinas, Bolsonaro! Chega de mortes, desemprego e miséria.

A estimativa dos especialistas é de que precisaremos vacinar pelo menos 70% da população brasileira para atingir o controle da pandemia e a imunização da população, impedindo o vírus de circular e seguir o morticínio genocida destes últimos 12 meses, que já ceifaram a vida de mais de 230 mil brasileiros. Ou seja, pelo menos 150 milhões de pessoas, duas doses cada, perfaz a necessidade de 300 milhões de doses, pelo menos. Israel que está com a Vacinação avançada derrubou a contaminação e as mortes, provando o sucesso de priorizar a Vacinação em massa agora.

Em todo o planeta a capacidade de produção de vacinas ainda é limitada e prevê imunizar na ordem de 3 bilhões de pessoas, o que não permite vacinar nem metade da população, 7,8 bilhões.  Os países ricos compraram antecipadamente a maioria da produção mundial para atender suas populações, aumentaram as restrições à exportação das vacinas e insumos para priorizar os seus países e a recuperação de suas economias.  Ameaça segue porque com mais de metade da população mundial sem ser vacinada não se impede a circulação do vírus,  alerta a OMS.

A produção, a compra e a distribuição das vacinas no menor tempo possível é vital para salvar dezenas de milhares de vidas. Cada dia de atraso conta muito.

No Brasil estão sendo produzidas três vacinas, a Coronavac do Instituto Butantan e da Chinesa Sinovac, tem produção estimada de 1 milhão de doses dia e compromisso de compra anunciado pelo Governo Federal de 100 milhões de doses, o que permite vacinar 50 milhões de brasileiros em 3 meses, um grande avanço, mas ainda insuficiente para controlar a pandemia.

O valor de 22 bilhões de reais corresponde ao quanto custaria para adquirir a CoronaVac, por exemplo, para todos os 200 milhões de brasileiros. Um valor muito pequeno, perto do que já foi gasto neste último ano para atender mais de 10 milhões de internações graves.

A vacina da Astra Zeneka produzida pela FioCruz também com produção estimada em1 milhão de doses dia, permite a vacinação de mais 50 milhões de brasileiros em 3 meses.

A terceira vacina produzida no Brasil é a Sputnik V pelo laboratório privado da União Química. A vacina Sputnik V tem eficiência comprovada de 91,6% e obteve a dispensa de testes da fase III pela Anvisa, podendo já ser usada com licença emergencial. A expectativa da União Química é que a produção comece em abril e chegue a 8 milhões de doses por mês até maio. Quando a produção aumentar, a empresa consegue produzir a vacina por menos de 10 dólares para duas doses, que são necessárias para cada pessoa. Para programar a compra de insumos e colocar em ritmo de produção o Governo Federal precisa comprar a vacina Sputnik V.

A capacidade de vacinação do SUS é das melhores do mundo podendo vacinar toda a população em menos de três meses, o que esbarra no descompromisso do Governo Federal

A Covax, a aliança criada para garantir a distribuição de vacinas pelo mundo, anunciou nesta quarta-feira que o Brasil ficará apenas com 10 milhões de doses das vacinas da AstraZeneca e que esse volume chegará ao país até junho, começando com entregas limitadas a partir do final de fevereiro. o Brasil receberá um quarto desse total no primeiro trimestre, com cerca de 2,5 milhões de doses. Esse número poderá chegar a 3,5 milhões se o abastecimento for confirmado. O restante ficará apenas para o segundo trimestre.

Colocar mais recursos para a compra das vacinas, dos insumos que permitam o planejamento e o aumento da produção das vacinas é prioridade mundial e deve ser de cada pais que tenha capacidade de produzir e exportar para auxiliar os países menos desenvolvidos e os mais pobres.

A tentativa de retomar a normalidade no trabalho, na produção e na educação sem garantir a vacinação, rápida e de toda a população, tem sido trágica, causando novas ondas, mais intensas, a propagação da mutação do vírus, mais agressivos, mais mortes e o caos na economia, falências, desemprego e miséria.

No Brasil o insistente descaso e descompromisso do governo federal no combate a pandemia e no investimento na ciência, na produção e aquisição das vacinas, na absurda tentativa de empurrar para governadores, prefeitos e empresarios privados a responsabilidade pela compra das vacinas, no  descaso na aquisição e produção dos insumos, na falta de planejamento e de viabilização rápida da campanha de vacinação, que é de responsabilidade principal do Governo Federal, deixa claro que se a sociedade e os demais poderes da República não pressionarem e obrigarem o Governo Federal a comprar as vacinas e a vacinar, com urgência e com prioridade máxima, a pandemia vai se alastrar, persistir em matar dezenas de milhares de vidas e acelerar o caos e arruinar economia.

Por isso nós abaixo assinados pedimos ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional que legislem e sentenciem no sentido de fazer com que o Presidente Bolsonaro e seu governo priorizem a compra de todas as vacinas produzidas no Brasil e todas as que forem possíveis importar, tantas quantas necessárias, para vacinar 200 milhões de brasileiros, em no máximo 3 meses, disponibilizando a vacina para toda a população brasileira pelo SUS, e que sejam destinados os recursos materiais e humanos para essa finalidade.

Acabando o quanto antes com o descaso e o genocídio que mata nosso povo e provoca o caos na economia.

A PANDEMIA TEM VACINA, O NEGACIONISMO MATA!

#CompraVacinaBolsonaro

#VacinaJÁ